Descobrindo e ativando seus talentos

0
347
Descobrindo e ativando seus talentos

Consegues fazer o que és mesmo bom todos os dias? Se fizeres aquilo em que és bom, serás melhor na tua pele e serás melhor nisso. Você fica melhor e você realmente sente valor acrescentado para a organização e os clientes. Se você olhar ao seu redor verá que nem sempre é assim, consigo mesmo, com colegas ou com seus amigos. Neste artigo você vai descobrir como descobrir e ativar talentos, com você mesmo ou com outra pessoa.

Quais são os teus cinco maiores talentos?Quais são os teus cinco maiores talentos?

Estás a ter dificuldade em responder a isto? Não és o único… quando você pergunta às pessoas se eles têm uma chance todos os dias para fazer o trabalho que eles fazem melhor, apenas 10% respondem afirmativamente. Porquê?O que nos faz tão acostumados a pensar no que ainda não podemos fazer em vez do que somos bons?

Lacuna
Uma explicação está na nossa aparência. O fosso, ou a perspectiva do défice, é muito dominante na forma como as organizações olham para os trabalhadores e para o seu desenvolvimento. Ele olha para o que você precisa ser capaz de fazer para uma tarefa particular e nos concentramos no que precisa ser desenvolvido. Por outras palavras, concentra-se no que falta.

Reconhecível em consultar o seu gerente ou em entrevistas de revisão? E você provavelmente também reconhece que falar sobre o que você não pode (ainda) lhe dá pouca energia…

Há outra maneira!
Trabalhar a partir das tuas forças dá-te energia. Você constrói sobre o que já está lá, o que você é bom. Isso dá impulso! Podes fazer aquilo em que és melhor, fazer-te ir para casa com um sentimento de satisfação. Você está em seu poder, e isso é perceptível para todos.

Como descobres os teus talentos?
Uma boa maneira é fazer um teste independente e cientificamente baseado. Estes encontram-se no livro “descubra os seus pontos fortes” de Marcus Buckingham. A capa do livro contém um código para um teste online. No final do teste você receberá um relatório pessoal com seus maiores talentos.

5 perguntas para descobrir rapidamente o seu talento
Também há uma maneira rápida de descobrir quais são os teus talentos. Ou quais são os talentos das pessoas que o acompanham como gerente ou treinador (de carreira). Abaixo você vê 5 perguntas que você pode fazer a si mesmo ou discutir com outra pessoa. Através destas 5 perguntas você também vai descobrir seus talentos:

1.O que você recebe elogios para (e você apenas tomar como garantido))
dois. O que é que os amigos estão a pedir o teu conselho?
três. Que tipo de actividade te estás a esquecer do tempo?
4. Quem admira e porquê? (Estas são muitas vezes talentos ocultos de seus próprios)
5. Em que situações você gosta de oferecer sua ajuda?

E o que fazes com as tuas fraquezas agora?

Um ponto de partida importante na abordagem dos “pontos fortes” é que, como um empregado, você assume a responsabilidade por tarefas em que você não é forte. Alternativas são discuti-lo com seu gerente, e encontrar uma “construção de Ajuda” para ele, tais como adaptar o trabalho um pouco ou procurar a cooperação com um colega com talentos adicionais. Isto é chamado de job crafting (Wrzesniewski & Dutton, 2011). A criação de postos de trabalho está a acontecer cada vez mais frequentemente nas organizações. As empresas entendem que os funcionários que podem trabalhar a partir de seus talentos são muito mais produtivos!Esperamos que você se tenha motivado a descobrir e ativar seus talentos!